O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta 5ª feira (29.dez.2022) a ambientalista e deputada eleita Marina Silva (Rede Sustentabilidade), 64 anos, para o comando do Ministério do Meio Ambiente em seu próximo governo. Ela já ocupou o cargo entre 2003 e 2008, nos 2 primeiros governos do petista.
Reconhecida internacionalmente pela defesa da preservação do meio ambiente, em especial da floresta amazônica, Marina será um ativo importante no próximo governo.
Ela terá como desafio reduzir os índices de desmatamento e viabilizar a exploração sustentável da floresta amazônica. Também terá de enfrentar o garimpo ilegal e as madeireiras que atuam de forma irregular no país.
Durante a campanha eleitoral, Lula prometeu que a questão climática será transversal em seu governo, ou seja, perpassará todas as políticas públicas e envolverá todos os ministérios. Além disso, o petista quer usar o tema como um dos ganchos para voltar a projetar o país no exterior. Marina terá papel fundamental na missão de recuperar o prestígio internacional do Brasil.
Fonte: Poder 360