Política
Partido Podemos repudia cassação do Vereador ‘Rafael é o Fera’ e diz que irá adotar medidas para reverter
O PODEMOS RONDÔNIA vem a público manifestar o seu mais absoluto repúdio à cassação do mandato de seu filiado, Vereador Rafael e o Fera, que se deu sem que houvesse efetiva quebra de decoro ou violação à legislação vigente.
A cassação representa interesse em calar a voz desse atuante parlamentar, em razão da sua conduta fiscalizadora, no exercício do mandato popular, na defesa dos interesses do povo ariquemense, o qual vinha cumprindo com rigor uma das mais importantes funções do parlamento, que é analisar os atos e as contas do Poder Executivo.
A função do vereador é representar adequadamente o povo, que lhe outorgou um dos bens mais preciosos da cidadania, defendendo os interesses dessa população sofrida.
É grave que um vereador venha a ser cassado por ter fiscalizado, cobrado e reivindicado questões cruciais de interesse coletivo, ou seja, tão somente por ter se dedicado a exercer com destemor as atribuições inerentes ao mandato que lhe foi entregue pela população.
O Podemos Rondônia adotará providências enérgicas e necessárias para reparar essa grave injustiça e esse ataque aos preceitos basilares da república, que desequilibra a relação entre os poderes e gera situação gravosa de desequilíbrio entre os poderes, em prejuízo de toda a sociedade.
OSCAR DIAS DE SOUZA NETTO
PRESIDENTE DO PODEMOS RONDÔNIA
Cassação
Em sessão extraordinária na tarde desta sexta-feira (21/07), os vereadores da Câmara Municipal de Ariquemes (RO), decidiram cassar o mandato do vereador Rafael é o Fera (PODEMOS), eleito em 2020 com 1.972. O placar final foi de 10 votos favoráveis à cassação e 02 votos contrários. Era necessário um mínimo de 08 votos, do total de 13 parlamentares.
Acusação
Rafael é o Fera é investigado por ter feito denúncias sobre as obras da nova rodoviária da cidade, falta de medicamentos entre outras denúncias. Além de ter dito que a prefeita e seu marido gostam de corrupção. A Prefeita Carla Redano (Patriota), não gostou e apresentou denúncia junto a Câmara dos Vereadores, pedindo a cassação de Rafael.
Carla Redano alega que o vereador realizou ataques e acusações contra sua honra, fugindo totalmente do papel de fiscalizar, com ofensas tanto na tribuna da Câmara quanto em redes sociais.
Sessão de julgamento
A sessão desta sexta-feira teve início por volta das 14h, na Câmara Municipal da cidade, e seguiu até por volta das 18h, com a leitura do relatório da comissão processante, defesa do vereador e outros documentos. Mais de 100 pessoas da comunidade lotaram o plenário da casa para acompanhar a sessão.
Fonte: Assessoria