Conecte-se conosco

Política

Governador exonera Sérgio Gonçalves da SEDEC em meio a crise política

Publicado

em

A exoneração do vice-governador Sérgio Gonçalves do comando da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) foi oficializada pelo governador Marcos Rocha (União Brasil) ainda na noite desta segunda-feira (7), por meio de edição extra do Diário Oficial do Estado. O cargo passou a ser ocupado por Lauro Fernandes da Silva Júnior, que até então atuava como Diretor Técnico e Operacional da Caerd.

A exoneração ocorre em meio a uma crescente tensão institucional entre o governador e seu vice, que ganhou força durante a viagem oficial de Marcos Rocha a Israel. No fim de semana, em evento em Guajará-Mirim, o chefe do Executivo revelou que Sérgio Gonçalves teria articulado com deputados estaduais para barrar a aprovação de uma Emenda Constitucional que assegura ao governador o direito de governar à distância, mesmo estando fora do território nacional.

Ainda de acordo com o governador, os parlamentares rejeitaram a articulação e reafirmaram seu compromisso com a estabilidade institucional e a legitimidade do mandato.

Mesmo fora da SEDEC, Sérgio Gonçalves permanece como vice-governador e deve manter uma estrutura reduzida no Palácio Rio Madeira. Nos bastidores, a exoneração é vista como uma ruptura definitiva na relação política entre os dois principais nomes do Executivo estadual.

Confira o decreto

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade