Política
Governador Marcos Rocha firma parceria com a Prefeitura de Porto Velho para reforçar o combate às queimadas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, formalizou na quarta-feira (9), uma nova frente de atuação no enfrentamento às queimadas no estado. Por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Porto Velho, o governo estadual passa a contar com a parceria do município na operação do Projeto Sentinela — sistema que permite o monitoramento em tempo real de focos de incêndio em áreas urbanas e rurais.
Com a integração da Capital ao Projeto Sentinela, o governo de Rondônia amplia a capacidade de resposta contra incêndios e fortalece a proteção ambiental em conjunto com os municípios. A parceria possibilita que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) atue de forma integrada ao Centro Integrado de Operações (CIOP), coordenando junto ao estado as ocorrências de queimadas com maior eficiência.
Com a medida, o governador reforça o compromisso com a proteção ambiental e a saúde da população, especialmente durante o período de estiagem. “Nosso foco é salvar vidas, preservar o meio ambiente e dar uma resposta rápida aos incêndios. Estamos unindo forças com a prefeitura para que Porto Velho esteja ainda mais preparada”, afirmou o governador.
Desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), o Projeto Sentinela utiliza sensores remotos, satélites e análise de dados para detectar os focos de calor em tempo real. Mais de 3 mil alertas já foram emitidos desde sua implantação como projeto-piloto em 2024. A expansão do uso para o município é um passo estratégico na visão do governador. “Essa união de esforços com a prefeitura é um modelo que queremos levar para outros municípios. A tecnologia está a nosso favor, mas é a ação conjunta que realmente faz a diferença”, destacou Marcos Rocha.
O sistema conta com apoio da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e do Ministério da Defesa, por meio do Censipam. A atuação coordenada envolve também o Corpo de Bombeiros, que tem utilizado os dados do Sentinela para agir de forma mais preventiva e rápida.
O plano de trabalho da cooperação inclui ainda capacitação das equipes, uso de painéis dinâmicos de acompanhamento, canal unificado para denúncias e a abertura para novos parceiros, fortalecendo a rede estadual de prevenção e combate aos incêndios.
Fonte: Assessoria
