Política
Políticas públicas do governador Marcos Rocha impulsionam segurança e reduzem homicídios em Rondônia

Impulsionado pelas políticas públicas implementadas na gestão do governador Marcos Rocha, Rondônia avançou na segurança pública ao registrar uma redução de 17,2% nos homicídios entre 2022 e 2024. O índice, divulgado pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), acompanha uma tendência positiva na região Norte, que evidencia os resultados das ações de proteção à vida e à paz social desenvolvidas no estado.
Para o governador Marcos Rocha, a redução nos índices de homicídio representa o resultado concreto de um trabalho sério e coordenado nos últimos anos. “Esta é uma prova de que cada investimento feito na segurança pública tem gerado impacto na vida das pessoas. Honramos cada recurso aplicado com a valorização dos profissionais, melhorias nas estruturas, aquisições de equipamentos e ações integradas para proteger a vida da população”, declara.
O governador também destaca a integração entre as forças policiais, o fortalecimento do setor de inteligência, o uso de tecnologias e operações preventivas, como em áreas mais vulneráveis. Levando a frente a estratégia, o resultado confirma uma atuação mais eficiente, com resposta rápida e maior presença do Estado, o que tem contribuído para a redução da violência letal nos 52 municípios.
INVESTIMENTOS
Segundo o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, o planejamento e o olhar humanizado são pilares desta transformação. “A queda nos homicídios em Rondônia incide na união de esforços e dedicação incansável dos nossos homens e mulheres da segurança pública. O foco tem sido intensificar o policiamento nas áreas mais críticas, fortalecer a investigação criminal e ampliar o uso da tecnologia, sendo que a prioridade é proteger vidas e garantir a tranquilidade da população”, afirma.
O Governo de Rondônia segue com novos investimentos em andamento, incluindo modernização de equipamentos, capacitação de servidores e aprimoramento dos sistemas de monitoramento e inteligência artificial. As iniciativas reforçam o foco da gestão em inovar e preparar o estado para enfrentar os desafios atuais e futuros, sempre com o objetivo de proteger a população e preservar a paz social.
Fonte: Assessoria
