Conecte-se conosco

Geral

Curso de bioconstrução traz novas técnicas de construção natural para Porto Velho

Publicado

em

O Projeto Terra Cura, pioneiro em bioconstrução com terra em Rondônia, construindo a sua sede, a chamada Casa Mãe, utilizando a técnica de hiperadobe (terra ensacada), realiza de 6 a 8 de setembro, mais uma vivência em bioconstrução, trazendo para Porto Velho o permacultor e bioconstrutor Samir Said, com nove anos de experiência em bioconstrução, que irá compartilhar e ensinar na prática  novas técnicas construtivas como o cordwood (lenha e barro), noções de hiperadobe e acabamento natural (reboco).

O Terra Cura é um projeto ambiental na atua na recuperação e reflorestamento de uma área degradada ás margens do Rio da Garças, localizado na Br 364, km 13, Comunidade da Jerusalém da Amazônia, e desenvolve experiências práticas, no âmbito da permacultura, tais como; bioconstrução, saneamento ecológico, agrofloresta e viveiro.

Bioconstrução

Há um ano o projeto Terra Cura, iniciou a obra da sua sede, chamada de Casa Mãe. Um projeto  bio arquitetônico do arquiteto, permacultor e bioconstrutor Bruno Paz, que projetou o espaço com a preocupação ecológica, desde a sua concepção até a ocupação.

“Estamos construindo um espaço que seja coerente com as atividades que realizamos, que seja coerente com a nossa forma de viver, respeitando e preservando a natureza, usando os recursos de forma consciente e criando um ambiente harmônico entre os seres. É isso que a bioconstrução nos possibilita, intervir em um espaço natural, com o mínimo de impacto ambiental”, explica Luana Lopes, idealizadora  gestora do Projeto Terra Cura.

Em julho do ano passado o Projeto Terra Cura realizou o primeiro curso de bioconstrução com terra em Rondônia onde o arquiteto e bioconstrutor, Bruno Paz, ensinou a técnica de hiperadobe, que nunca havia sido usada em nenhuma construção no estado, e arquiteta e bioconstrutora Regina Morão, ensinou a técnica de pau a pique (terra, palha e areia), uma técnica muito usada pelos nossos ancestrais e que vem sedo resgatada pela bioconstrução.

E neste ano o projeto traz novas técnicas em bioconstrução, sempre buscando inserir novos conhecimentos em suas vivências. De 6 a 8 de setembro os participantes do Curso de Bioconstrução com Samir Said, farão  uma imersão de um final de semana, com a proposta de desenvolver uma experiência  focada na construção natural, com menor impacto ambiental, através da vivência comunitária e a aplicação de técnicas construtivas utilizando barro e madeira.

O instrutor Samir Said é permacultor e bioconstrutor da “Castor Permacultura”, empresa especializada em permacultura e bioconstrução do Estado da Paraíba. Tem nove anos de experiência em bioconstrução com obras nos estados do Ceará; Bahia; Paraíba; Goiás; Acre; Rio Grande do Sul; Rio Grande do Norte; Pernambuco e agora em Rondônia na bioconstrução da Casa Mãe do Projeto Terra Cura.  

Durante o a vivência os participantes do curso, contarão com hospedagem e alimentação e terão outras atividades, culturais, holísticas e de integração com a natureza como o Cinema Verde (sessão de filmes com temática ambiental), Yoga com a instrutora Helena Fernandes, Luau com os músicos Raony Ferreira (How Near) Sinkê e Raoni Amaral, banho de rio e Terapia com Barro, uma experiência de conexão com o elemento terra, conduzida por Samir Said.

SERVIÇO

Curso de Bioconstrução:
De 6 a 8 de setembro (Inicio dia 6 ás 17h / Término dia 8 ás 17h30min).

Local: Br 364, km 13, sentido Candeias do Jamari (Jerusalém da Amazônia) no espaço Terra Cura.

Contatos:
69 9900 0046 (WhatsApp) – Luana Lopes (Gestora do Projeto Terra Cura)
[email protected]

Facebook e Instagran: TERRACURARO

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário