Conecte-se conosco

Geral

Preço do gás de cozinha sofre aumento e pode custar até R$ 80 reais em Rondônia

Publicado

em

Gás de cozinha fica mais caro em Rondônia
Foto: Frank Néry

O reajuste no preço do gás de cozinha começou a valer oficialmente nesta semana em todas as revendedoras de Rondônia.

O aumento de 4% foi anunciado pela Petrobras na última sexta-feira (22/11/2019). Mas começou a subir para o rondoniense a partir desta terça (26/11/2019). O gás industrial e comercial subirá 2,5%.

Este foi o quarto aumento somente em 2019. O último reajuste foi em outubro, quando os preços subiram cerca de 5%. Mas o aumento nos preços não para por aí. Além da possibilidade de cada distribuidor alterar os valores, ainda serão acrescidos impostos. 

COMO ECONOMIZAR 

Pensando no bem estar do bolso do consumidor, especialistas elencaram sete dicas simples e eficazes para driblar o aumento do gás.

1 – Atenção com às chamas: Se elas surgirem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais não estão funcionando devidamente – o que implica no maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.

2 – Use a tampa da panela: O preparo de pratos como macarrão, por exemplo, permite que o cozimento seja feito com o fogo desligado ao usar a tampa. Para isso, basta deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar.

3 – Forno fechado e cheio: Abrir e fechar a porta do forno muitas vezes é a receita para o desperdício de gás. Tente observar os alimentos utilizando a luz interna e, sempre que possível, asse mais de um alimento ao mesmo tempo.

4 – Janelas fechadas na cozinha: Correntes de ar diminuem a potência das chamas e, assim, aumentam o tempo necessário de cozimento. Por isso, na hora de cozinhar, feche portas e janelas.

5 – Use a panela de pressão: Se a receita permitir, não se acanhe e faça uso da panela de pressão. Além de mais econômica, ela acelera o cozimento e potencializa o tempero dos alimentos.

6 – Corte em pedaços menores: Alimentos cortados em partes pequenas cozinham mais rápido, fazendo com que o gás seja menos utilizado.

7 – Celular na mão: Acabou o gás? Não esquente e use o aplicativo Chama, que é gratuito, para descobrir o melhor preço no seu bairro. Sua carteira agradece.

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário