O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com sede em São José dos Campos (SP), abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para o vestibular 2022. A instituição manteve o número de 150 vagas para os seis cursos de engenharia.
Os interessados têm até 15 de setembro para se inscrever e a taxa é de R$ 170. São 120 vagas voltadas para candidatos que queiram atuar como civis e 30 voltadas à carreira militar.
Em ambos os casos há 20% cotas para candidatos negros. É necessário que o candidato se autodeclare negro ou pardo no ato de inscrição, para acessar o sistema de cotas.
As opções de graduação são para seis áreas da engenharia: Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. Os cursos têm duração de 5 anos.
Provas e cronograma
Um dos vestibulares mais concorridos do país, o ITA manteve o exame dividido em duas etapas eliminatórias.
A primeira fase será no dia 2 de novembro e conta com 70 questões de matemática, física, química, português e inglês.
Os aprovados para a segunda etapa, responderão 30 questões dissertativas e a redação nos dias 24 e 25 de novembro. Além de São José, as provas do ITA são aplicadas em outras 23 cidades pelo Brasil.
A previsão é que o resultado para o vestibular do ITA seja divulgado em 23 de dezembro. Os selecionados na segunda etapa deverão se apresentar ao ITA, em São José dos Campos, em janeiro de 2022 para passarem pela inspeção de saúde, que é a terceira etapa.
O acesso ao edital e às inscrições pode ser feito no site do ITA.
Fonte: G1