Conecte-se conosco

Geral

Equipe de fiscalização do Ipem Rondônia identifica irregularidades na venda de panetones

Publicado

em

Foto: Divulgação

Com o objetivo de identificar possíveis irregularidades nos produtos típicos das ceias de Natal e Ano Novo, o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IpemRO), desencadeou uma ação de fiscalização e identificou à venda irregular nos panetones em São Francisco do Guaporé. De 13 produtos que realizaram o ensaio, todos foram reprovados, equivalente a 100% do total das mercadorias fiscalizadas, tanto no critério individual quanto no critério da média.

“O dado acabou se tornando preocupante em virtude do valor máximo encontrado de 485,5 gramas (g) no critério individual, enquanto que a média permaneceu bem abaixo do tolerável com 415,8g. Nenhum produto alcançou a informação atingida na embalagem que era de 500g”, frisou a metrologista do Ipem, Elli Maus.

De acordo com o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, o objetivo da ação é dar mais segurança ao consumidor. “Em dezembro, o panetone é uma tradição, então o Ipem tradicionalmente faz essa fiscalização no período com o intuito de coibir a comercialização de itens que tragam em suas embalagens informações em desacordo com a legislação vigente”, pontuou.

Ainda na ação, a equipe de fiscalização do Ipem buscou orientar o estabelecimento comercial sobre o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos, os que são pesados sem a presença do consumidor, de responsabilidade do próprio ponto de venda e de produtos de terceiros, correspondente ao peso real do produto seguindo a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia  (Inmetro).

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda em estabelecimentos comerciais, pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 0800 647 7277.

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário