Conecte-se conosco

Geral

O caminho da destinação correta de resíduos sólidos em Porto Velho

Publicado

em

Entre as poucas capitais brasileiras que ainda têm um lixão em funcionamento, Porto Velho tem uma nova lei para tratar o lixo dos chamados “grandes geradores”. Até o dia 30 de julho, estabelecimentos que produzem mais de 100 litros de resíduos por dia devem se adequar e fazer seu encaminhamento para locais certificados, evitando a destinação para pontos de descarte irregular como Vila Princesa.

A lei precisa se fazer cumprir no mês em que o Marco Nacional do Saneamento completa três anos, mas a pergunta que não sai da cabeça dos grandes geradores é: Como fazer a destinação correta de resíduos na cidade e região metropolitana que são portas para a Floresta Amazônica e Rio Madeira? Como resguardar solo, rios e ar?

Porto Velho também é a única cidade do Norte do país que conta com um ecoparque. Trata-se de um complexo projeto de infraestrutura que abrange certificações ambientais; uma série de tecnologias para garantir a proteção do meio ambiente; e valorização dos resíduos sólidos urbanos fomentando a economia circular e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.

Com a destinação ambientalmente correta, esses resíduos passam a ser separados de forma mecanizada com reaproveitamento da matéria-prima que tem potencial para reciclagem. O rejeito- material que não pode ser reutilizado – é descartado em cápsulas protetoras, sem risco de contaminação para o solo e o lençol freático, que ainda permitem a extração do gás metano, transformando-o em energia e gás renovável.

O ecoparque também gera créditos de carbono e utiliza os mais eficientes processos de tratamento do chorume (líquido oriundo da decomposição natural dos resíduos) que, ao final, é transformado em água de reuso.

Fonte: Assessoria

Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade