Conecte-se conosco

Geral

Samu atendeu mais de 24 mil chamados em 2023

Publicado

em

Agilidade, qualidade e segurança no atendimento estão entre as principais referências do trabalho desenvolvido pelo Serviço Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). De janeiro a dezembro de 2023, os socorristas de Porto Velho realizaram 24.181 ocorrências. Desse total, 12.677 chamados envolveram urgências clínicas e 7.838 foram para socorro às vítimas de traumas, sendo em sua maioria acidentes entre carro e moto, somando 1.816 casos.

O restante das ocorrências se dividem em agressão física, atendimento a paciente psiquiátrico, afogamento, queimadura, quedas, perfuração por arma de fogo e arma branca, entre outros. Segundo o diretor do Samu, Raymisson Corrêa, o serviço móvel desempenha um papel vital, que é o socorro em curto espaço de tempo.

“O Samu trabalha com o compromisso de reduzir o intervalo de atendimento para evitar mortes, diminuir sequelas e amenizar o sofrimento dos pacientes que precisam de atendimento médico imediato, seja nas residências, locais de trabalho ou em vias públicas”, afirma o diretor do Samu.

A secretária-adjunta da Semusa, Marilene Penati, ressalta a importância do Samu em oferecer atendimento médico de emergência pré-hospitalar com foco em salvar o maior número de vidas.

“Foram mais de 24 mil atendimentos, sendo cerca de 50% das ocorrências para casos de urgência. A Semusa tem qualificado os profissionais de saúde para otimizar o tempo resposta entre o socorro e chegada do paciente ao pronto atendimento. A meta para 2024 é melhorar ainda mais este serviço que tanto contribui para a redução de mortes e sequelas”, relata.

SERVIÇO

Os atendimentos do Samu funcionam 24h todos os dias da semana, o resgate de urgência e emergência é feito após o primeiro contato, no 192, quando é informado a necessidade do serviço móvel. Depois de confirmado, uma equipe é direcionada para o local a fim de prestar os primeiros socorros a pacientes com riscos de vida (acidentados, baleados, etc) e ainda vítimas de afogamentos, convulsões e infartos.

O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores. Estes profissionais são responsáveis por realizar o atendimento pré-hospitalar, através dos primeiros socorros, e direcionar o paciente até uma unidade de pronto atendimento no menor tempo possível.

Em Porto Velho, onze unidades móveis realizam este serviço, através de dois tipos de ambulância, sendo elas:

• Unidade de Suporte Básico (USB): direcionado quando existe a necessidade de pronto atendimento sem risco de morte iminente. A USB é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

• Unidade de Suporte Avançado (USA): direcionada para prestar atendimento em casos de emergência com a necessidade de intervenção médica imediata. O serviço é feito por uma equipe multidisciplinar composta por condutor socorrista, médico e enfermeiro.

QUANDO CHAMAR O SAMU

O serviço móvel de Porto Velho pode ser acionado em urgências e emergências pelo número 192, em casos de:

• Problemas cardiorrespiratórios;
• Intoxicação exógena ou envenenamento;
• Queimaduras graves;
• Tentativas de suicídio;
• Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
• Casos de crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;
• Quando houver acidentes (traumas) com vítimas;
• Casos de afogamentos;
• Suspeita de infarto ou AVC (Acidente Vascular Cerebral);
• Agressões por arma branca (faca) ou arma de fogo;
• Crises convulsivas;
• Choques elétricos;
• E ainda outras situações consideradas de urgência ou emergência, que apresente risco de morte, sofrimento intenso ou sequelas.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Grupo de notícias

Publicidade