Conecte-se conosco

Geral

Nível das águas continuam baixando, mas Defesa Civil Municipal mantém ações de monitoramento nas áreas de risco

Publicado

em

Apesar do nível das águas do rio Madeira estarem recuando significativamente, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Defesa Civil Municipal, continua com os trabalhos de monitoramento e acompanhando a situação das famílias que moram nas áreas de risco, tanto na capital quanto nas regiões ribeirinhas.

Nesta quarta-feira (20), por exemplo, o nível do Madeira atingiu 12,76 metros, sendo que há duas semanas ele estava em 14.54 metros, ou seja, muito perto da cota de alerta, que é a partir de 15 metros. Com as águas recuando cada vez mais, o rio também sai da cota de atenção, para alívio dos moradores de algumas comunidades que já estavam sendo impactadas.

O gerente de Operações da Defesa Civil do município, Anderson Luiz, afirma que esse comportamento do rio Madeira nesta época do ano é normal, tanto que a situação nas comunidades levemente atingidas pela cheia já está normalizada.

“Isso aconteceu porque os igarapés foram estrangulados pela subida do rio, fato que deixou alguns ramais (estradas rurais) sem acesso. Porém, com as águas baixando rapidamente, tudo voltou logo à normalidade”, explicou.

CAPACITAÇÃO

Anderson Luiz informa que a Defesa Civil Municipal segue atenta, inclusive participa constantemente de cursos, palestras e reuniões para manter-se atualizada quanto aos protocolos a serem adotados em qualquer situação que seja necessária, sempre objetivando salvar as pessoas.

CONTATOS

Em casos de emergência, a população pode acionar o órgão pelos telefones 199 (Nacional), (69) 98473-2112 (contato local) ou ainda chamar uma equipe do Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade