Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura de Porto Velho e Ifro discutem projetos durante a 11ª Rondônia Rural Show

Publicado

em

A Prefeitura de Porto Velho e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) deram um passo para firmar mais uma parceria e fortalecer a cooperação em projetos entre as duas instituições. Na tarde de terça-feira (21), durante a 11ª edição da Rondônia Rural Show, o prefeito Hildon Chaves se reuniu com professores, técnicos e alunos do Ifro para discutir ações voltadas para as áreas de regularização fundiária e assistência social.

Um dos principais temas da reunião foi o projeto GeoRondônia, desenvolvido pelo Ifro em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde 2021. O GeoRondônia tem facilitado a entrega de títulos de imóveis a milhares de famílias que vivem na zona rural, garantindo cidadania e segurança jurídica aos assentados. O projeto envolve atividades de georreferenciamento, Supervisão Ocupacional e Cadastro Ambiental Rural (CAR) em áreas de Projetos de Assentamento e Glebas Federais em Rondônia.

Publicidade

A proposta discutida durante a Rondônia Rural Show é expandir o GeoRondônia para a zona urbana, abrangendo diversos municípios do estado, incluindo Porto Velho. De acordo com Márcia Tesser, diretora de Programas e Projetos do Ifro, a implantação do projeto na capital deve viabilizar a entrega de títulos a mais famílias.

“Por meio da regularização é que a gente consegue titular o proprietário do imóvel, para que ele também tenha acesso a outras políticas públicas que fica limitado por não ter o documento da terra, ou da residência. Esse projeto em parceria com o Incra tem um pouco mais de dois anos e a gente vai atender 42 municípios. A previsão é de 25 mil famílias atendidas em parceria com o Incra, mas o GeoRondônia é específico para a parte rural, então o nosso diálogo tem sido no sentido de trazer também isso para a parte urbana que também é uma necessidade”, explicou Márcia Tesser, diretora de Programas e Projetos do Ifro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Outro projeto apresentado durante a reunião é o treinamento dos conselheiros tutelares, promovido pelo Ifro através da formação continuada “Escola de Conselhos de Rondônia”, que capacita esses profissionais, e promove um ambiente interativo com a troca de experiências entre os conselheiros eleitos em todo o estado de Rondônia. A capacitação é 100% gratuita, com certificação do Ifro, e a próxima turma está prevista para começar em agosto, formando a quarta turma de conselheiros.

“O Instituto Federal de Rondônia é um tradicional parceiro do município de Porto Velho. Nós abraçamos essa ideia e acreditamos no potencial dessa união para desenvolver a cidade e nossos profissionais, trazendo cada vez mais vantagens para os moradores de Porto Velho, que ganharão em regularização fundiária, área de suma importância para o município, e terão conselheiros capacitados para assegurar a assistência social das nossas crianças e adolescentes”, compartilhou Hildon Chaves, prefeito de Porto Velho.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade