Geral
Prazo para solicitar isenção da taxa do Enem 2026 termina amanhã (30/04)
Os candidatos interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 de forma gratuita devem ficar atentos ao prazo, que se encerra nesta quinta-feira (30). O benefício da isenção da taxa de inscrição é destinado a estudantes que atendem aos critérios socioeconômicos estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Jornal Eletrônico Portal de Rondônia, o pedido de isenção deve ser realizado exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, utilizando login no sistema Gov.br. Após o encerramento do prazo, não haverá nova oportunidade para solicitar o benefício.
Têm direito à isenção estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026, candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, além de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Candidatos que obtiveram isenção na edição anterior e não compareceram às provas precisam justificar a ausência para garantir novamente o benefício. Caso contrário, perderão o direito à gratuidade nesta edição.
Mesmo com a solicitação aprovada, é importante destacar que o candidato deverá realizar a inscrição no Enem dentro do prazo a ser divulgado posteriormente, já que a isenção não garante participação automática no exame.
