Conecte-se conosco

Política

Bolsonaro deve decidir sobre vaga de Castro ao Senado

Publicado em

às

O futuro da candidatura ao Senado do ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), será definido diretamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e pelo senador e pré-candidato à Presidência, Flávio Bolsonaro (PL). Pelos cálculos de dirigentes do partido, a decisão será tomada até maio.

Castro afirmou à CNN que mantém a candidatura ao Senado, mesmo após decisão do TSE que o tornou inelegível, nesta terça (24). Ele também confirmou que recorrerá da decisão à própria Corte eleitoral.

Publicamente, o PL nega que haja busca por uma alternativa ao nome de Castro e afirma que a prioridade é aguardar o desfecho dos recursos na Justiça, mantendo a candidatura politicamente em evidência enquanto houver alternativa jurídica. Nos bastidores, porém, integrantes da legenda admitem que a palavra final caberá a Bolsonaro.

Entre os nomes cogitados internamente está o do líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que até agora, busca se viabilizar como alternativa à Presidência da Câmara.

Aliados confirmam que Bolsonaro já havia considerado a possibilidade de lançar o parlamentar ao Senado em ao menos duas ocasiões.

A definição, no entanto, também passa pela necessidade de alinhamento com outros partidos de direita no estado. Essa composição com centrão é vista como estratégica para evitar divisões no campo conservador. Hoje, uma das vagas ao Senado no Rio já está reservada a Marcio Canella (União Brasil), com apoio do PL.

A afirmação ocorre após o TSE decidir, por cinco votos a dois, pela inelegibilidade do ex-governador, em julgamento realizado nesta terça-feira (24). A maioria dos ministros acompanhou a relatora do caso, ministra Isabel Gallotti, que apontou abuso de poder político por parte de Castro e de aliados na cúpula política do Rio de Janeiro.

A defesa pretende apresentar embargos de declaração, recurso usado para esclarecer pontos da decisão. Caso os embargos sejam rejeitados, a estratégia será levar o caso ao STF.

Fonte: CNN

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: