Conecte-se conosco

Geral

ID Estudantil: Estudantes da UNIR já podem emitir a nova carteirinha digital gratuita

Publicado

em

ID Estudantil: Estudantes da UNIR já podem emitir a nova carteirinha digital gratuita

Estudantes da Universidade Federal de Rondônia já podem emitir a ID Estudantil: Carteirinha digital gratuita para estudantes. O aplicativo do Ministério da Educação está disponível nas lojas Google Play e App Store e não tem custos para emissão pelo estudante.  

O documento é voltado para alunos desde o Ensino Fundamental até os pós-graduandos e dá direito a meia-entrada em show, teatro, cinema, 50% de desconto nas passagens para os ônibus rodoviários intermunicipais (alguns estados, assim como Rondônia, estabelecem leis que garantem esse benefício aos estudantes), entre outros benefícios.

Antes do lançamento do MEC, o modelo padronizado era emitido por entidades estudantis, como a UNE, Ubes, Ures, UEE e DCEs, mediante pagamento. O MEC informa que a emissão de carteirinhas pelo governo “não tira a prerrogativa de outras entidades”. O documento poderá ser emitido ainda por: entidades estudantis, diretórios centrais dos estudantes, centros e diretórios acadêmicos, entre outros.

Confira o passo a passo para emitir a carteirinha:

1 – Faça cadastro ou login no aplicativo: É preciso informar o seu nome completo, um endereço de e-mail válido e criar uma senha.

2 – Na página inicial, clique na opção “Faça sua carteirinha”.

3 – No “passo 1”, informe o seu nome completo, celular, número do RG e dados do documento (órgão emissor e data de emissão), CPF e sexo. Há a opção para o estudante utilizar o nome social.

4 – No “passo 2”, informe o seu endereço completo.

5 – No “passo 3”, informe os seus dados escolares. Nesta etapa, o estudante irá escolher entre Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior e Pós-Graduação. É preciso informar também o nome da instituição de ensino, o curso e o número de matrícula ou registro acadêmico.

6 – No “passo 4”, é preciso enviar uma foto do documento (RG ou CNH), uma foto 3/4 — o aplicativo diz que pode ser uma “selfie” — e uma foto do comprovante de matrícula.

7 – Leia e aceite o termo de uso e política de privacidade do aplicativo.

8 – Depois da realização dos passos descritos acima, a carteirinha digital entra no status “em análise”.

Tutorial para quem possui CNH:

 Tutorial para quem não possui CNH:

Fonte: Portal de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário