Conecte-se conosco

Geral

Avião da FAB decola rumo à Polônia para buscar refugiados da Ucrânia

Publicado

em

Foto: Divulgação

A aeronave KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), que fará a repatriação de 64 pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, decolou às 15h15 desta segunda-feira (7/3) rumo à Polônia.

Segundo o Ministério da Defesa, serão repatriados 40 brasileiros, 23 ucranianos, um polonês e seis cães. O avião tem capacidade para transportar 72 pessoas além da tripulação.

Antes de pousar em Varsóvia, capital polonesa, o avião fará paradas técnicas no estado de Recife, em Cabo Verde, na África, e em Lisboa, Portugal. A previsão é que a aeronave chegue ao destino final na quarta-feira (9/3) e volte ao Brasil na quinta (10).

Cerca de 500 brasileiros viviam na Ucrânia, mas desde que tropas russas invadiram o país em 24 de fevereiro, muitos estão deixando o país e se dirigindo para Varsóvia, capital polonesa – mesmo destino do avião da FAB.

De acordo com a FAB, aviões do mesmo modelo foram empregados para transportar doações para vítimas da explosão em Beirute, no Líbano, em 2020, e para prestar apoio às vítimas do terremoto do ano passado no Haiti.

Antes da decolagem, houve uma cerimônia de envio de duas tripulações de oito militares, na Base Aérea. Ao discursar, o ministro da Defesa, Braga Netto, disse que “o Brasil tem uma vocação acolhedora” e que a comunidade internacional sempre poderá contar com o povo brasileiro.

“Desde início do conflito na Ucrânia, o governo brasileiro tomou medidas de socorro para cuidar da segurança dos nossos companheiros e viabilizar as condições de retorno ao Brasil”, disse o ministro.

Fonte: Metrópoles

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade