Estão abertas até quinta-feira (11), inscrições para cursos profissionalizantes presenciais que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) oferta em Porto Velho. Para se inscrever, o candidato pode acessar o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-formacao-inicial-e-qualificacao-profissional-inscricoes-abertas-ate-11-7/.
As aulas vão ser ministradas na sede da Escola Técnica Estadual (Etec), do Idep, e nos polos da instituição na Capital, Flora Calheiros e Orlando Freire. A idade mínima necessária para se inscrever é 15 e 18 anos, a depender do curso escolhido pelo candidato. A escolaridade mínima exigida é o ensino fundamental II. Os alunos receberão certificado mediante a participação em todas as atividades e avaliações.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o Idep está lançando uma ampla programação de cursos em diversas áreas para cumprir as metas do Planejamento Estratégico da gestão estadual, que tem entre as prioridades, a qualificação da mão de obra em todas as regiões do estado. “Fortalecer e expandir o ensino profissionalizante integra a estratégia do governo para assegurar o progresso econômico, aliado ao desenvolvimento social. Por esse motivo, estão sendo ofertados cursos em todo os municípios rondonienses, seja com aulas presenciais ou cursos online,” pontuou.
MERCADO DE TRABALHO
Com a democratização do ensino profissionalizante em Rondônia, muitos alunos estão transformando a educação profissional no alicerce da carreira que sonham em construir. A moradora do bairro Socialista, na Capital, Sara Lorrane Corrêa Neris, de 19 anos, por exemplo, planeja atuar na enfermagem e está fazendo o Curso de Primeiros Socorros no Idep. “Quando terminei o ensino médio decidi que iria fazer o curso Técnico em Enfermagem, mas enquanto não consigo realizar esse sonho, vou adquirindo novos conhecimentos, principalmente na área da saúde”, declarou.
De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, a instituição de ensino sempre busca qualificar os estudantes seguindo tendências do mercado de trabalho. “Os cursos são lançados conforme as necessidades que vão surgindo nas empresas, para que o estudante tenha competências para aproveitar as novas oportunidades, ocupando um posto de trabalho ou abrindo o próprio negócio”, salientou.
POLO ORLANDO FREIRE
- Design de Sobrancelhas;
- Gestão de Qualidade;
- Trabalho em Altura;
- Programador Web;
- Norma Regulamentadora NR 10 ( Segurança em Instalação e Serviço de Eletricidade);
- Assistente Administrativo.
POLO FLORA CALHEIROS
- Operador de Computador;
- Assistente de Recursos Humanos.
SEDE ETEC
- Eletricista Instalador Predial Baixa Tensão.
Fonte: Secom