Conecte-se conosco

Geral

CNH mais acessível: aplicativo permite escolher instrutor e negociar aulas diretamente

Publicado em

às

O ministro dos Transportes, George Santoro, lançou a chamada Nova Jornada do Instrutor, funcionalidade do programa CNH do Brasil que permite ao candidato à habilitação contratar diretamente instrutores de trânsito por meio do aplicativo oficial.

A proposta integra o processo de modernização iniciado em dezembro do ano passado e tem como objetivo reduzir a burocracia, diminuir custos e ampliar o acesso da população à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com a mudança, o cidadão passa a ter autonomia para escolher com quem deseja aprender a dirigir, podendo optar entre instrutores autônomos ou centros de formação de condutores (CFCs), as autoescolas.

Pela plataforma, o usuário pode comparar preços, verificar avaliações de outros alunos, consultar horários disponíveis e negociar diretamente com o profissional, inclusive por aplicativos de mensagem. O agendamento das aulas também é feito dentro do próprio sistema.

Segundo o Ministério dos Transportes, o novo modelo já impacta o setor com redução de mais de 70% nos custos operacionais para empresas. O ministro afirmou ainda que não houve fechamento de autoescolas desde a implementação das novas regras, rebatendo críticas sobre possível perda de empregos.

Para atuar como instrutor autônomo, o profissional precisa cumprir requisitos legais, como ter mais de 21 anos, ensino médio completo, habilitação há pelo menos dois anos e certificações específicas em formação de instrutores, direção defensiva e primeiros socorros. O credenciamento é feito pelos Detrans e registrado no sistema nacional.

Atualmente, mais de 170 mil instrutores estão cadastrados na plataforma. Após o registro, o profissional passa a contar com um perfil digital com foto, currículo e histórico de avaliações, podendo gerenciar sua atividade de forma independente.

Outro destaque do programa é a criação da Credencial Nacional do Instrutor, documento digital gratuito que comprova a autorização para atuação em todo o país. A autenticidade é garantida por QR Code e validação eletrônica.

O controle das aulas será feito em tempo real, com uso de biometria e GPS, garantindo o registro automático no sistema nacional de condutores. O aluno, ao final de cada etapa, recebe um comprovante digital com a carga horária cumprida.

O aplicativo CNH do Brasil já soma cerca de 70 milhões de usuários. Desde o início do programa, mais de 5 milhões de pessoas deram entrada no processo para obter a primeira habilitação pela plataforma.

Mesmo com a flexibilização no acesso às aulas práticas, o processo para obtenção da CNH continua exigindo aprovação nos exames teóricos e práticos obrigatórios. O curso teórico, por sua vez, pode ser realizado gratuitamente de forma online, com conteúdos em texto, vídeo, podcast e simulados.

A expectativa do governo é que a digitalização e a abertura do mercado contribuam para reduzir a informalidade e ampliar o número de condutores regularizados em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: