Conecte-se conosco

Política

TRE-RO e Porto Velho Shopping firmam parceria novamente para as Eleições 2024

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou uma reunião com os representantes do Porto Velho Shopping para discutir a realização da Auditoria da Votação Eletrônica durante as Eleições Municipais de 2024, novamente, dentro das instalações do principal centro comercial da capital.

Participaram da reunião o Presidente do Tribunal, desembargador Daniel Lagos, a Diretora Geral, Lia Maria, a coordenadora da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Rudma Rosa, e o assessor de engenharia do tribunal, Antônio Roberto, além dos representantes do PV Shopping, Cássio Mendonça, Superintendente, e Patrícia Montoia, Gerente de Marketing.

O objetivo primordial da reunião foi estabelecer o PV Shopping como o local para a realização da Auditoria da Votação Eletrônica 2024. A cessão desse espaço é fundamental para as atividades da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAUVE) do TRE-RO, durante o pleito que ocorrerá em 06 de outubro, para o 1º Turno, e 27 de outubro, para o 2º Turno, se houver.

Essa será a segunda eleição consecutiva em que esta parceria é firmada, pois nas Eleições de 2022, buscando conferir maior transparência aos trabalhos da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas, a auditagem também foi realizada dentro das instalações do PV Shopping, com transmissão ao vivo pelo YouTube e acesso livre aos interessados em acompanhar presencialmente.

O que será testado?

Segundo a Resolução TSE nº 23.673/2021, com redação dada pela Resolução nº 23.728/2024, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizarão, por amostragem, no dia da votação, duas auditorias de funcionamento das urnas eletrônicas: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. Além disso, como ocorreu em 2022, a Justiça Eleitoral realizará o Teste de Integridade com Biometria, em locais de votação designados.

Importância da Auditoria da Votação Eletrônica

A auditoria desempenha um papel crucial na verificação da confiabilidade das urnas eletrônicas, garantindo o funcionamento correto por meio do Teste de Integridade. Esse processo consiste em comparar os votos registrados com os resultados contabilizados, assegurando sua correspondência. A atividade acontece no mesmo dia da eleição e é acompanhada por uma empresa de auditoria externa, representantes partidários, federações, coligações, entidades fiscalizadoras e qualquer pessoa interessada em observar o processo.

Durante o teste, é simulado uma votação regular, incluindo a emissão da zerésima (documento que comprova a ausência de votos na urna antes da eleição) e a impressão do Boletim de Urna (BU), um relatório que contém a apuração dos votos armazenados no equipamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do TRE-RO

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Grupo de notícias

Publicidade