Conecte-se conosco

Brasil

Cantora do Calcinha Preta está no estágio 3 do coma; saiba o que isso significa

Publicado

em

Foto: Divulgação

Internada desde 11 de fevereiro em Sergipe, a cantora Paulinha Abelha, 43 anos, segue em coma profundo, com uma classificação número três na Escala de Glasgow, de acordo com os médicos responsáveis pelo tratamento da vocalista do Calcinha Preta.

A escala desenvolvida em 1974, na Universidade de Glasgow, na Escócia, é usada por médicos para avaliar trauma, permitindo a identificação de problemas neurológicos, a avaliação do nível de consciência da pessoa por meio da observação de seu comportamento e ainda prever o prognóstico.

Ela varia de três a 15, sendo 15 a pontuação que representa um nível de consciência normal, enquanto pacientes com menos de seis são considerados em estágio vegetativo e 3 o estágio mais grave, caracterizado como morte cerebral. No entanto, é necessário avaliar outros parâmetros, para ter a confirmação.

Em coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (22/2), o neurologista Marcos Aurélio Alves ressaltou que “coma é uma condição reversível. Em nenhum momento falamos em morte cerebral”.

“Existe o coma profundo, que traduz uma injúria encefálica severa, mas não existe o conceito de irreversibilidade ainda”, disse Alves.

Paulinha foi internada em 11 de fevereiro após sentir um mal-estar durante a turnê com o grupo Calcinha Preta pelo estado de São Paulo. Ao desembarcar na capital de Sergipe, foi encaminhada a um hospital, onde, posteriormente, foi identificada uma bactéria no cérebro.

Segundo o boletim médico, liberado na manhã desta terça-feira (22/2), a vocalista segue em coma na UTI e com a necessidade de hemodiálise para ajuste da função renal e respirando com ajuda de aparelhos. Apesar do quadro grave, não há necessidade de medicamentos para ajuste de pressão e a oxigenação da cantora está adequada.

Fonte: Metrópoles

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário